HTML

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Cartão Postal em tecido

Já pensou em enviar um cartão postal super personalizado ?


Nos EUA essa prática é muito comum.
Aproveite seus retalhos e produza cartões para seus familiares e amigos.




Para facilitar você pode comprar esses postais que vendem em banca de jornal.
Costure os retalhos numa entretela de bordar.
Depois junte com o postal de papel costurando apenas na borda em toda volta.



Mãos a obra! 
Faça lindos cartões postais para enviar desejando Feliz Ano Novo!

*imagens retiradas da internet

Feliz Ano Novo

Mais ... e só.
Feliz Ano Novo!

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O que é Charm Pack ?


 Charm Pack 

É um conjunto pré-cortados de tecidos. 
São muito usados nos EUA para diversos trabalhos de patchwork.

Agora aqui no Brasil temos esses "Charm Packs" com tecidos da FABRICart.
São conjuntos de tecidos com 40 cortes medindo 13x13 cm cada, da mesma coleção.

Sim! Eles combinam entre sim e com isso você não tem o trabalho de saber qual tecido combinar com qual.

Abaixo temos vários exemplos do que fazer com o seu "Charm Pack".

 Você pode apenas unir os quadrados.


Acrescentar barras neutras (branca ou bege).



Ou ainda transformar os quadrados em triângulos.

Venha na Quilt Arte e garanta o seu!

sábado, 7 de dezembro de 2013

A história dos blocos: Double Wedding Ring



 Anel duplo de casamento

 Uma tradição de meados de 1800 pedia que a moça fizesse doze colchas antes de poder casar, sendo que a última deveria utilizar os blocos Double Wedding Ring (dois anéis de casamento entrelaçados).

Neste link você pode baixar um modelo grátis da colcha:
http://www.mccallsquilting.com/patterns/details.html?idx=6913


*Texto e imagens retirados da internet.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O Que é Patchwork ?

O Que é Patchwork ?

A tradução literal de patchwork é "trabalho com retalho". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento.

Durante a Guerra da Independência dos EUA, apareceram muitas colchas com motivos patrióticos e símbolos relacionados à revolução. A partir de 1795, apareceram os blocos de patchwork e as bordas "despedaçadas", mas ainda em torno de um medalhão central. Em 1800, no início da época dos pioneiros, surgiram os blocos Nine Patch (nove retalhos) e Grandmother's Basket (cesta da vovó). Em 1806, começaram a trabalhar as colchas totalmente em blocos, no que passou a ser conhecido como padrão de cadeia irlandesa.



Em 1851, a invenção da máquina de costura caseira foi patenteada, o que trouxe muitas novidades. Com isso, apareceram mais blocos, como Dresden Plate (prato de Dresden ou margarida), Texas Star (estrela do Texas), Grandmother's Flowers Garden (jardim das flores da vovó), Bear's Paw (pata de urso), Schoolhouse (escola) e muitos mais. A agilidade na execução aumentou e começaram a surgir revistas especializadas em moldes e padrões.

O estouro da Bolsa de Valores dos Estados Unidos causou a Grande Depressão, que durou de 1929 a 1939, fazendo com que as quilteiras precisassem aproveitar todo e qualquer tecido disponível, usando formatos como o Apple Core (miolo de maçã) e os triângulos, que permitiam aproveitamento total dos tecidos. Nessa época surgiram os equipamentos para aplicação e a bonequinha Sunbonnet Sue (Sue com chapéu de sol).

Desde então, houve o crescimento no interesse por essa arte. Nos Estados Unidos, é um mercado que movimenta mais de dois bilhões de dólares estadunidenses. Encontram-se quilteiras no mundo inteiro, incluindo o Brasil, Japão, Canadá, Inglaterra, Alemanha, França, Espanha, Dinamarca e muitos outros países.



Grandes indústrias têxteis desenvolvem anualmente tecidos especiais para o patchwork, assim como existem revistas, materiais e ferramentas que visam facilitar o trabalho. Os festivais promovem cada vez mais esta arte, que também pode ser considerada uma excelente diversão.

A cor é o elemento que mais chama a atenção numa peça de patchwork. O conhecimento da cor é uma boa base para obter ótimos resultados. Saber combinar as cores e os tons e conseguir uma harmonia entre eles, é um grande passo para quem deseja fazer um bom trabalho em patchwork.



*texto e imagem da internet